Contabilidade 4.0 – O que é?

O uso da tecnologia já é universal no que diz respeito à gestão de empresas, de todos os ramos e portes.

Contabilidade 4.0 - O que é?

O uso da tecnologia já é universal no que diz respeito à gestão de empresas, de todos os ramos e portes. Automatizar processos repetitivos significa mais tempo para lidar com problemas reais e pensar em estratégias eficientes para vencer a concorrência.

No âmbito contábil, a Contabilidade 4.0 vem ganhando cada vez mais força, por ser um modo de atuação muito mais dinâmico e eficaz, que garante resultados melhores em menos tempo. Mas, afinal, o que é a contabilidade 4.0 e como ela ajuda nos processos contábeis?

O que é contabilidade 4.0?

A contabilidade 4.0 é um novo padrão de atuação de profissionais contábeis e escritórios de contabilidade, que utiliza a tecnologia e a automatização a favor do trabalho, poupando tempo para fazer consultorias e trazer diferenciais de negócio, e tornando o ambiente de trabalho menos estressante.

Para ter um diferencial competitivo em um mercado saturado, como é o caso do Brasil, a adoção de novas tecnologias é indispensável até mesmo para manter a cartela de clientes atual. Entre os processos que podem ser feitos de forma automática, estão:

  • recebimento automático de documentos fiscais eletrônicos;
  • apuração de impostos e encargos;
  • realização de parte da escrituração;
  • fornecimento de insights para tomada de decisão;
  • apoio às atividades de consultoria contábil;
  • integração com outras ferramentas e sistemas.

Para entender mais detalhes sobre contabilidade 4.0 e como está o cenário no país,

Quais são os desafios para contadores e escritórios contábeis?

Ao mesmo passo que o processo de automatização das contabilidades trouxe novos caminhos e oportunidades, há também muitos obstáculos e desafios a superar. Veja os principais:

Ficar atento às notícias e atualizações

Informação é a base para o sucesso de qualquer negócio, e não poderia ser diferente com a contabilidade 4.0. Mudanças em regras e leis devem ser acompanhadas de perto, para que nada fique defasado e incorra em erros para a contabilidade e para o cliente. Acompanhar as notícias e inovações significa prezar pela segurança fiscal.

A boa notícia é que hoje em dia a informação é livre e de fácil acesso, aqui mesmo no Portal Contabeis você tem várias informações importantes no seu dia a dia, e além disso, se inscrever em Newsletters sobre o assunto para receber conteúdos direto no email também pode ser eficaz.

No quesito obrigações, assinar um Calendário Fiscal garante que você tenha acesso todos os meses às principais obrigações do mês posterior, conseguindo se organizar melhor. A parceira ConexãoNF-e já disponibiliza o calendário fiscal todos os meses, para receber basta clicar aqui.

Investir em especializações e desenvolvimento pessoal

Quanto mais você ter domínio sobre um assunto e se especializar nele, mais confiança é transmitida ao seu cliente. Para tanto, fazer cursos, especializações e participar de palestras e network é um modo de se manter atual e respeitado no ramo, com o objetivo de ser referência em segurança e estabilidade.

Já existem muitos cursos e especializações que podem ser feitas até mesmo em ambiente online, e estar atento aos próximos eventos contábeis também é importante para conhecer novas frentes de atuação e profissionais capacitados. Ao dominar e ter experiência em um assunto, é possível até mesmo ter a experiência única de ser palestrante em eventos, acrescentando credibilidade ao profissional e ao escritório contábil.

Aperfeiçoar a comunicação entre cliente e escritório contábil

Um ótimo atendimento é certamente uma das coisas mais prezadas pelos clientes de um escritório contábil, afinal de contas, documentos e negócios importantes estão sendo confiados aos contadores. 

Manter uma comunicação clara e objetiva é importante no relacionamento entre cliente e contador. Definir meios flexíveis para facilitar o contato entre as partes, deixar claro horários de atendimento e prestar consultorias são meios de estreitar os laços com o cliente, e torná-lo um defensor da sua marca, indicando seus serviços à conhecidos.

Como aumentar a produtividade do escritório contábil?

Já está claro que as transformações são muito benéficas aos que se adequarem à elas, e além disso, é necessário investir em meios que tragam mais eficiência em processos, e garantam o tempo necessário para superar os novos desafios impostos aos profissionais. Veja, a seguir, algumas dicas importantes e aplicáveis para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Dê atenção ao planejamento: Fazer um planejamento estratégico periódico é uma ótima maneira de organizar, atribuir e acompanhar tarefas, declarando os responsáveis por cada função e um prazo para realização dos trabalhos.

Usar um checklist para acompanhar essas tarefas, agrupando por prioridades e estipulando prazos de entrega é um ótimo meio de organização. Para isso, pode ser usada a Matriz GUT na hora de elencar as prioridades, e uma planilha, Trello ou similar, para acompanhar as entregas.

Mantenha o foco e segmente o mercado: Com tantas inovações, é natural que se pense em fazer tudo ao mesmo tempo, de modo a abranger o maior número possível de novos clientes, mas as coisas não funcionam assim.

Ter um foco definido e ser especialista nele é mais importante do que abranger várias atividades e ser razoável em todas elas. Então, antes de expandir o leque de serviços, é preciso planejar sobre o assunto e se o escritório contábil terá capacidade e tempo de prestar mais um serviço com excelência.

Use ferramentas de gestão contábil: Utilizar ferramentas contábeis agregam tempo e valor ao escritório contábil, ao automatizar processos repetitivos que poderiam ainda ser passíveis de erros. Neste ponto, é importante lembrar que as ferramentas devem integrar entre si, para que nenhuma informação fique perdida.

Um exemplo disso é a automatização no recebimento de NFe, NFSe e CTe dos clientes da contabilidade, sem que nenhum documento fique perdido em emails. Uma solução que permite isso é o software da ConexãoNF-e, que ainda pode gerar relatórios para apuração de impostos e baixar arquivos XML em lote. Se tiver interesse em fazer um teste grátis da ferramenta, clique neste link.

Via: contabeis

, ,
One comment to “Contabilidade 4.0 – O que é?”
  1. Pingback: Qual é a importância da contabilidade na abertura de empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *