Contabilidade especializada em Gestão Fiscal em BH

O que é a gestão fiscal?

A gestão fiscal refere-se às decisões tomadas pela empresa em se tratando de exigências tributárias na legislação. Sendo assim, torna-se responsável pelas obrigações tributárias, escrituração fiscal e pagamento de impostos. Porém, antes mesmo de esses procedimentos acontecerem na prática, a gestão fiscal preocupa-se em analisar qual a melhor forma de tributação – Lucro Real, Presumido ou pelo Simples Nacional – e também em planejar a utilização de benefícios e de créditos fiscais com o intuito de diminuir o impacto dos tributos no resultado.

Contabilidade especializada em Gestão Fiscal em BH

Pode-se dizer, então, que a gestão fiscal trabalha como uma forma preventiva de evitar autuações fiscais, administrando as informações para estar sempre de acordo com a legislação e, na medida do possível, buscando as melhores e mais eficazes soluções para a saúde financeira da organização.

Emissão de notas fiscais, obrigações tributárias, escritório de contabilidade, demonstrações contábeis. Para muitos empresários esses termos representam uma grande dor de cabeça, fazem parte de uma burocracia desnecessária e resultam em muitos gastos. Porém, a verdade é que a gestão fiscal pode ser uma grande aliada das empresas, facilitando a administração e a tomada de decisão, a partir do fornecimento de dados preciosos.

Mantenha-se dentro da lei

É inegável que a principal função da gestão fiscal é manter a empresa de acordo com a lei, realizando todos os procedimentos obrigatórios e pagando todos os tributos necessários dentro do prazo. Os efeitos dessa gestão não são visíveis no dia-a-dia pela administração da empresa, porém a ausência de uma boa gestão fiscal pode resultar em complicações tributárias, que, por sua vez, resultam em multas e outras sanções – o que para uma pequena empresa pode ser fatal.

Economize nos tributos

Imagine uma empresa que atua há cinco anos no lucro real e enfrenta dificuldades financeiras. Por mais que o administrador se esforce para equilibrar o caixa, grande parte do que ele fatura vai direto para os cofres públicos, e não há nada que ele possa fazer para diminuir esses gastos. A questão é que a empresa possui todos os requisitos para ser enquadrada no Simples Nacional, o que diminuiria consideravelmente a carga tributária, possibilitando que as finanças saiam do negativo.

Apesar de a lei regular as obrigações tributárias, existe uma margem discricionária em que é possível atuar, cabendo à gestão fiscal analisar todas as possibilidades e encontrar a melhor alternativa. Não só na forma de tributação como também em toda a matéria fiscal.

Entenda o que se passa na sua empresa

Com as notas fiscais em mãos temos muito mais que um pedaço de papel, – ou, atualmente, arquivo eletrônico – temos uma rica fonte de informações que podem ser muito relevantes nos controles internos da empresa. A boa gestão de notas fiscais vai muito além do entendimento de que deve-se guardar as notas apenas para evitar multas e possibilitar o trabalho da contabilidade.

Em uma nota fiscal temos tudo o que é necessário para organizar um fluxo de receitas e despesas muito detalhado, com data, nome de clientes e fornecedores e especificações sobre a natureza da movimentação. Basta organizar-se para coletar e organizar os dados disponíveis para ter uma visão privilegiada de tudo o que acontece no dia-a-dia e também para extrair informações valiosas – como por exemplo que os gastos com o simples cafezinho estão muito altos e podem estar causando impactos nas finanças.

Avalie as decisões futuras

Com as informações das notas fiscais registrados e analisados, a administração conta com dados muito amplos que podem ser analisados para embasar decisões futuras, prevendo o faturamento e as despesas, a necessidade de realizar novos investimentos em equipamentos ou mão de obra, se precisará de empréstimos, entre vários outros dados. Qualquer decisão pode ser tomada de maneira mais segura quando se entende de onde está vindo e para onde está indo todo o dinheiro, permitindo ir mais além quando possível e conter-se quando necessário.

A Contabilidade controle total é especializada em Gestão Fiscal em BH

Consulte um de nossos especialistas contábeis:

Telefones: (31) 3088-6182 – (31) 2512-1176

Email: contato@contabilidadecontroletotal.com.br

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *