Qual é a importância da contabilidade na abertura de empresa?

Abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros. As vantagens em comandar seu próprio negócio são inúmeras, mas as responsabilidades também acabam crescendo. Afinal, toda a administração será responsabilidade do proprietário e esse deve estar preparado para essa realidade. Entretanto, são poucos os empreendedores que tem conhecimento prévio sobre o assunto. Para evitar problemas futuros, o ideal é investir em empresas e profissionais especializados e uma das questões mais importantes nesse primeiro momento é contar com o auxílio de uma contabilidade na abertura de empresas.

Por que é importante?

A contabilidade é um dos serviços mais procurados pelos empreendedores. Isso se deve, principalmente, ao fato de que boa parte das pessoas não conhece todas as obrigações financeiras que uma empresa demanda. Questões tributárias, trabalhistas, fiscais e regras de sociedade são apenas alguns dos assuntos que devem ser levados em consideração antes e durante a abertura de uma empresa.

Antes da abertura:

Contar com profissionais especializados antes mesmo da abertura já é essencial para o negócio. Afinal, eles poderão de ajudar a contabilizar gastos que muitas vezes não são lembrados, como taxas, frete, funcionários, férias e fiscalização. Somente após colocar todos os números no papel será possível decidir se vale a pena ou não investir na empresa ou abrir seu próprio negócio.

Durante a abertura:

Depois de todo esse levantamento, contar com a contabilidade na abertura de empresas garante que o empreendedor estará realizando cada passo dentro da legalidade. Nesse momento, o contador poderá acompanhar cada procedimento, como o registro da empresa, a definição certa da atividade exercida nela e as legislações tributárias que melhor se enquadram no negócio.

Depois da abertura:

Mas não é só durante o processo de abertura das empresas que uma contabilidade é importante. São diversos os serviços prestados por profissionais especializados nesse setor, como:
– Balancetes;
– Relatórios;
– Apoio na obtenção de documentos;
– Plano de pagamento de contas;
– Declaração do imposto de renda;
– Sanar dúvidas com relação a emissão de notas fiscais, impostos e outros assuntos específicos.

Vantagens

Um dos principais benefícios ao ter contadores cuidando da empresa é a possibilidade de redução dos impostos, já que ele regularizará as questões tributárias. Sendo assim, todas os assuntos financeiros estarão organizados. E ao ter acesso aos balanços e relatórios, o empreendedor terá dados exatos sobre os lucros e gastos do seu negócio. Dessa forma, ele poderá tomar decisões com mais segurança, podendo planejar e investir sem medo.

Por isso, é importante que a contratação de uma contabilidade na abertura de empresas e no acompanhamento do negócio seja vista como um investimento e não um gasto extra. Afinal, apenas um profissional experiente saberá todos os trâmites fundamentais para cada tipo de empresa. Sem falar que ter especialistas cuidando das questões financeiras permite que o empreendedor possa aproveitar todo o seu tempo focando no crescimento do negócio.

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Via: jornalcontabil

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *