TCC – 10 Sugestões de Temas sobre Contabilidade para 2020

 TCC - 10 Sugestões de Temas sobre Contabilidade para 2020

O ano de 2020 começou a todo vapor e as aulas em universidades também. Os estudantes e profissionais em contabilidade já podem executar o planejamento realizado em 2019 para este ano. Identificar as ações que levam estudantes e profissionais ao sucesso este ano é o que garante um ano excelente no que diz respeito à profissão. 

CONTABILIDADE DIGITAL – ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS ON-LINE GANHAM ESPAÇO, ENTENDA!

Para quem ainda está cursando contabilidade em uma universidade ou curso técnico, estar familiarizado e atento às tendências do mercado para este ano, pode ajudar muito na escolha de um tema para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Neste post vamos mostrar 10 temas de TCC sobre contabilidade para 2020. Veja quais são os assuntos em pauta este ano, quais as tendências do mercado nesta área e quais os temas que podem ajudar você a se destacar. Veja tudo isso a seguir!

1- Influência da Reforma Tributária na Contabilidade

O ano de 2020 promete ser repleto de mudanças no cenário governamental em nosso país. Essas mudanças refletem de forma bastante concreta na área contábil. Por exemplo, a Reforma da Previdência já aprovada e as que estão por vir, fazem com que os profissionais estejam atualizados sempre. Dentre essas reformas, a que mais irá surtir mudanças será a Reforma Tributária, que pode ser aprovada este ano. Com a aprovação da reforma, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviço) será uma novidade para os profissionais em contabilidade. Se adequar a isso tudo e discutir mais sobre o assunto, parece ser um ótimo tema para um TCC de contabilidade este ano.

2 – Unificação de Alíquotas na Contabilidade Atual

Com a especulação da Reforma Tributária este ano, também vem a questão da unificação de alíquotas, como o IPI, ICMS, PIS, ISS, todos transformados em uma única alíquota. Desta forma, se manter por dentro disso e se antecipar diante das grandes mudanças fiscais que ocorreram com a reforma, é uma ótima oportunidade do estudante de contabilidade se posicionar com um tema de TCC extremamente atual e ficar por dentro do mercado.

3 – Assédio das Grandes Franquias por Pequenos Escritórios Contábeis

Há alguns anos, uma tendência no mercado contábil vem se formando e ganhando força, o modelo HUB. Esse modelo de gestão tem como objetivo aglomerar os escritórios contábeis. Neste tema, o estudante pode falar sobre os benefícios de um escritório pequeno ser absorvido por uma grande franquia. Esse modelo condiz com a realidade atual do mercado nesta área e é uma ótima opção de tema de TCC sobre contabilidade para 2020. 

CONTABILIDADE FISCAL – O QUE É E COMO PODE SER INCORPORADA?

4 – Tendências da Contabilidade Digital Atual

A tecnologia é um pilar na área contábil, principalmente quando nos referimos à informática, softwares e ferramentas digitais especializadas no assunto. Com as novas ferramentas, métodos e recursos, os profissionais de contabilidade em 2020 e nos próximos anos podem produzir mais em menos tempo e com mais precisão. A gestão digital de documentos e todo o âmbito do movimento que vem digitalizando a contabilidade, pode ser abordado como um ótimo tema de TCC de contabilidade em 2020. Mostrar o que já evoluiu, onde a contabilidade digital está e como poderá evoluir nos próximos anos, é sem dúvidas um grande tema.

5 – Reflexos da Competitividade da Automatização da Contabilidade 

A utilização de softwares e ferramentas digitais na contabilidade já vem ganhando cada vez mais força e opções de recursos ao longo dos últimos anos. A competitividade com mais profissionais especializados no mercado é um assunto para ser discutido quando falamos da automatização de processos. Por exemplo, erros podem ser extintos com a automatização de um processo, de uma tarefa, ou quem sabe, de um setor de contabilidade inteiro. 

CONTABILIDADE 2.0 – O QUE É? BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA!

Cada vez mais os softwares de gestão estão ganhando o mercado. Falar sobre o futuro do profissional de contabilidade em meio aos avanços tecnológicos buscando uma abordagem de competição, é um grande tema para ser levantado em um TCC de contabilidade.

6 – Profissionais de Contabilidade Valorizados como Consultores

Você já deve ter ouvido ou lido que o contador do futuro é um consultor de negócios. Saiba que isso já é uma realidade e uma grande tendência para 2020 e para os próximos anos. Enxergar o contator como um especialista em negócios pode ser uma solução para lidar com a competitividade neste mercado. 

Quanto mais completo um contador é, maiores serão suas chances no mercado desta década. Falar sobre as novas tendências de tecnologia e como os contadores devem se preparar para lidar com isso é um grande tema para ser abordado no TCC de contabilidade este ano.

7 – Elevação da Contabilidade Digital

Em 2019, a área de contabilidade passou a aderir fortemente ao universo digital. Os escritórios que investiram mais em contabilidade digital, tiveram uma elevação na carteira de clientes. Um dos principais motivos é que o serviço de um escritório digital passa a ser mais moderno, ágil e eficiente.

 Isso é observado por clientes de todos os portes, e faz a diferença no rendimento e na produtividade. Em vista disso, falar como os escritórios estão migrando cada vez mais para as plataformas digitais, como, a plataforma Conta Azul, por exemplo, é um grande tema para ser abordado em um TCC de contabilidade.

8 – Marketing e Contabilidade

A presença dos serviços de contabilidade na internet está em alta este ano, e é essencial que o marketing de um escritório de contabilidade seja planejado de forma profissional. Os profissionais de contabilidade precisam se antenar para o marketing digital, marketing tradicional, e se antenar com todos os veículos de comunicação que podem agregar em um negócio de contabilidade. 

9 – A Importância dos Eventos para os Profissionais de Contabilidade

Em 2020, um tema de grande tendência de ser uma abordagem importante para o TCC sobre contabilidade é a participação dos profissionais de contabilidade em eventos, como webinars, conferências, workshops, dentre outros. A importância desses eventos está ligada à discussão sobre as mudanças tributárias que estão para acontecer, saber mais sobre as novas tecnologias agregadas a área, manter-se informado e trocar informações. 

10 – A Importância do Networking em Contabilidade

Seguindo o mesmo pensamento do tema anterior, construir um networking em 2020 é uma grande proposta para o profissional em contabilidade. 

A competitividade e a disputa do mercado com plataformas digitais e profissionais cada vez mais especializados em negócios, faz com que o networking tenha uma grande importância para quem deseja se formar e trabalhar neste mercado.

Na abordagem deste tema, o estudante pode considerar elementos sugeridos em outros temas e tratar de um problema de pesquisa que seja relevante.

Via: jornalcontabil

, ,
2 comments to “TCC – 10 Sugestões de Temas sobre Contabilidade para 2020”
  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog de contabilidade que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Pingback: Guia Essencial para TCC sobre Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *