Vantagens para as empresas em manter a contabilidade em dia

Além de ser um procedimento obrigatório, manter a documentação, as finanças e os tributos em dia se constituem em um grande diferencial de mercado para a sua empresa.

Vantagens para as empresas em manter a contabilidade em dia. Além de ser um procedimento obrigatório, manter a documentação, as finanças e os tributos em dia se constituem em um grande diferencial de mercado para a sua empresa.

7 BENEFÍCIOS DE TER UM CONTADOR

Organização e planejamento. É difícil imaginar o sucesso de uma empresa sem levar em consideração essas duas variáveis. Desde o uso de softwares de gestão contábil até a adoção de estratégias eficiente para os negócios, qualquer diferencial que possa torná-lo mais competitivo é importante.

É por essa razão que os aspectos financeiros, contábeis e tributários não devem ser negligenciados. É a correta gestão dessas informações que permite que o empresário tenha subsídios suficientes para tomar decisões, fazer investimentos e obter diagnósticos do rumo que os negócios estão tomando.

Portanto, que a contabilidade em dia é fundamental para qualquer empresa não resta dúvidas. Porém, você sabe quais são as vantagens reais de ter esse fator sob controle? Aqui, listamos 7 benefícios que vão pesar positivamente na sua balança.

1. Manter o controle financeiro da sua empresa

A primeira razão é óbvia, mas ainda assim muitas empresas negligenciam esse fator. Manter a contabilidade em dia significa ter maior controle financeiro sobre a companhia como um todo. Ela torna possível, por exemplo, prever se os recebíveis de um determinado período serão suficientes para cobrir as despesas.

Da mesma forma, torna-se possível provisionar valores para despesas futuras (como o pagamento do 13º Salário) ou ainda separar parte do capital para investimentos, sem que isso comprometa o fluxo de caixa. Esse diagnóstico só é possível se a “fotografia” contábil estiver em dia.

2. É uma segurança jurídica para a companhia

Fatos que dependam de perícia contábil podem facilmente ser comprovados em juízo se a sua contabilidade estiver em dia. Muitas vezes, funcionários mal-intencionados se aproveitam de brechas e falhas no planejamento contábil para confrontar informações que são difíceis de serem comprovadas posteriormente. Estar em dia, portanto, é se precaver dessas situações.

SALDOS INICIAIS NA CONTABILIDADE – SAIBA COMO FUNCIONAM

O mesmo vale para as contestações trabalhistas. Infelizmente, ainda é grande o número de empresas que deixam de lado certas obrigações na expectativa de que os funcionários não percebam ou não busquem seus direitos. Não é o correto a se fazer. Manter a contabilidade em dia significa honrar todas as obrigações, conforme manda a legislação.

3. Facilita a obtenção de linhas de crédito

Quando uma empresa precisa obter financiamento, por qualquer motivo que seja, recorre a instituições financeiras. Estas, por sua vez, antes de realizarem empréstimos solicitam uma série de garantias para que possam compreender a capacidade que aquela companhia tem de honrar suas dívidas.

Fica extremamente complicado comprovar que a empresa está fazendo a sua parte quando nem mesmo a contabilidade é gerida de forma correta. A falta de documentos comprobatórios ou mesmo a ausência do registro dessas informações é algo que pesa contra nessas horas. O banco pode considerar o empréstimo mais arriscado e as taxas de juros, provavelmente, serão maiores.

4. Facilita eventuais comprovações que os sócios necessitem

Manter a contabilidade em dia traz benefícios diretos também para os sócios da empresa. Primeiramente, torna-se possível a apuração de lucro para distribuição a eles sem a incidência de tributos. É, portanto, uma forma de investimento, pois permite reduzir os gastos desnecessários ou decorrentes de atrasos.

Além disso, a correta aplicação das regras contábeis mostra aos sócios a real situação patrimonial de uma empresa, seja ela positiva ou negativa. Isso facilita bastante a eventual saída de sócios como também possíveis vendas de cotas de participação sem que haja maiores entraves burocráticos.

5. Sua empresa fica dentro da lei

O Novo Código Civil Brasileiro exige a prestação de contas por parte dos administradores, conforme destaca o Artigo 1020.

Art. 1.020. Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Além disso, em casos de requerimento de recuperação judicial, também é necessário apresentar os livros contábeis rigorosamente em dia, conforme o artigo 7 da Lei 11.101/2005.

Art. 7. A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.

6. Acompanhamento em tempo real da situação financeira

Você não precisa esperar até o final do mês para emitir relatórios e descobrir se as coisas estão indo bem ou mal para a sua empresa. Essa é uma das grandes vantagens em se utilizar softwares de gestão contábil. Além de automatizarem diversas funções, eles permitem que você tenha uma visão do todo em tempo real.

As vantagens de utilizar softwares como esse não param por aí. Os gestores da sua empresa passarão a ter acesso online, a partir de qualquer lugar, aos dados de entradas e saídas. Além disso, essas soluções reduzem os trabalhos manuais e aumentam a agilidade, permitindo que os profissionais contábeis dediquem mais tempo à análise das informações do que ao simples preenchimento de dados.

7. Crie uma cultura de resultados

Por fim, manter a contabilidade em dia é o primeiro passo para criar uma cultura de resultados em sua empresa. Muitas companhias tentam implantar políticas de qualidade e participação dos colaboradores, mas se esquecem de cumprir a sua parte, ou seja: fazer os pagamentos em dia e registrar corretamente as movimentações financeiras.

Quando a base sobre a qual esses fundamentos são construídos é sólida, as chances de que as ações de qualidade sejam bem recebidas pelos funcionários aumentam. Em outras palavras, quando tudo está organizado, as pessoas tendem a serem mais organizadas também, gerando um cenário no qual todos saem ganhando.

…..

Os itens acima, de 1 a 7, são apenas um resumo entre as muitas possibilidades de benefícios que manter a contabilidade em dia traz para um negócio. Se por alguma razão a sua empresa ainda não faz parte desse grupo, considere hoje mesmo adotar soluções e ferramentas que tornem possível deixar esse aspecto do seu negócio em conformidade com a legislação. A sua empresa só tem a ganhar com ações como essas.

Dica bônus

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Via: blog

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *